domingo, 6 de julho de 2014

O menor tratado de geografia do Brasil já publicado

compre meu livro, por apenas 8 reais compre meu livro, por apenas 8 reais

Agora, com loja virtual e meu livro em CDF, ops... PDF!

Eu devo - certamente - conhecer mais livros de geografia do Brasil escrito por brasileiros do que 99,9% dos concidadãos (tem título de eleitor e tudo) dos geógrafos brasileiros, que acham mais importante ver séries de tellevisão enlatadinhas .

Mesmo nessa incômoda e minoritária situação, eu ainda invisto tempo fichando os ensinamentos que perpassam as páginas destes livros.

O mais feliz destes ensinamentos [ e aí, já traduzo para internetês, por que senão esse Zépovinho de hoje não vai entender xongas das milongas nenhumas] é de Ruy Moreira, na apresentação de seu livro 'O que É Geografia', ele dizia (em internetês, certo?...): cada caso é um caso: não dá para entender um caso estudando outro caso.

Posto isso - no nível em que até quem é guiado pelos rumos do Mercadante entende -, passo a rápida análise do mapa abaixo, que mostra que essa enorrrrme Brasilândia está montada sobre a eterna Freguesia dos que tomam no ó.

Aliás, já analisei, ops :-) encurtado e engrossado, que é pra quem nunca ouviu falar em Ruy Moreira entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário